Após um debate iniciado por dois leitores motivado por um comentário pessoal da minha parte a respeito da exibição dos animes da tv aberta, decidi criar um tema a parte para falarmos sobre esse assunto em questão e entendermos o que se passa atualmente na cabeça dos brasileiros que são fãs de animes a respeito da censura que vem sendo imposta no Brasil (graças ao já conhecido Ministério da Justiça), não só em cima deles mas também de programas diversos. Antigamente a vida do anime na televisão era muito mais tranquila, nos gabávamos de sermos o povo mais aberto do continente latino, aquele que menos censurava, mas isso era apenas uma ilusão. A situação não só do anime é dífícil, mas de todos os demais programas graças a interferência de deputados, que tentam resgatar a moral e os bons costumes, acreditam por exemplo que uma pessoa de 13 ou de 15 anos ficaria chocada ao ver um programa ou uma cena imprópria (nos dias de hoje alguém dessa idade já sabe até o que é beijo na boca), o que a televisão têm haver com isso?

Para começar não é o anime ou a televisão que são capazes de influenciar alguém, cabe aos pais controlar os filhos naquilo que assistem pois são os únicos responsáveis por isso, mas o pessoal do MJ acredita nisso? Claro que não, e para melhorar mais ainda existem comissões contra a baixaria ajudando a tornar isso tudo cada vez mais insuportável. Somos uma nova Venezuela agora? A tendência parece só piorar, ultimamente não temos quase nada em tv aberta, até mesmo a exibição de Sigma 6 foi encerrada pela Globo, e no sbt todos aguardam os novos episódios de Naruto que devem sofrer muito nas mãos do MJ.

Na América latina a vida do anime também não é fácil, assim como você, um fã de outro país sofre. No México por exemplo exibem CDZ: Hades, editado, Hellsing também, a censura por lá cai em cima dos animes na tv aberta, salvo Evangelion que foi exibido a meia noite e por isso não sofreu edições. No Chile, o país que mais deve exibir animes, Samurai X passou sem edições (segundo dizem não era a versão de leves cortes da Sony) que por sinal foi exibida no Cartoon Network, essa versão sem edição inclusive pode aparecer no Animax, mas isso ainda ninguém sabe como vai ficar, uma outra série por lá passou em horário nobre: DNA² (18:00hs). Em outros países latinos os animes sofrem muito mais cortes, ou são raridade na televisão por causa do teor violento, parece ser uma tendência a ser seguida entre todos,e depois as empresas se perguntam porque existe pirataria, mas a censura é culpada da pirataria e as empresas também, na verdade não é possível apontar um culpado ou uma só vítima nesse círculo vicioso.

O futuro dos animes no Brasil não parece nada promissor, aqueles que vivem baixando animes e os possuidores de Animax ainda podem conseguir algum consolo, mas em termos de televisão, a situação é bem obscura, ainda mais com a típica idéia de que "desenhos japoneses são violentos" prevalecendo sempre, é muito difícil acompanhar uma série num canal aberto sem que ela não sofra nenhum tipo de censura, e dificilmente uma emissora se arriscaria a exibir animes no horário das dez ou de madrugada, pelo menos por enquanto isso é um sonho; e nos canais pagos houve uma queda significante após o fim decretado pelo Cartoon Network, influenciando indiretamente o desejo dos canais de investirem em novas aquisições.

O que é preciso pra que tudo isso mude? Mais dvds inéditos, e preços menores, o que levaria talvez a cair um pouco a pirataria, nosso mercado é mínimo e poderia ser muito melhor, estável como o espanhol ou o italiano. Atualmente as coisas começam a andar mas a passos lentos, bem lentos, só que como eu já disse antes, na tv aberta o anime continuará sendo visto negativamente, os tempos mudaram os canais (tirando a extinta Rede Manchete), preferem não investir tanto ou se investem tem um produto final completamente censurado, é preciso que tudo isso venha a mudar, ou senão a única maneira de assistir a um anime de forma decente será ou pagando pra ver tv (isso se os canais oferecem opções), ou pirateando. Infelizmente isso não tem como mudar por enquanto.




_________________________

43 comentários

  1. 2Biru // 15 de Abril de 2008 18:31  

    Lembro quando Dragonball Z era exibido à tarde na Band, sem cortes e nem nada, até exibindo os créditos de aberturas e encerramentos <3

    Ver a cena do Freeza furando o Kururin com o chifre foi um tanto chocante, mas eu superei isso, lol.

  2. izidoro // 15 de Abril de 2008 18:36  

    é isso ai minha gente, esse eh o brasil q moramos

  3. Luan // 15 de Abril de 2008 18:37  

    gostei do texto mas a verdad e que anime no brasil vai sempre passar por isso. se bem que otaku aqui e muito chato o pessoal reclama a toa falavam mal da mtv ate de nao censurar sunabozu ou do tv kids que tava muito ruim.

    os culpados somos nos otakus tb mas ninguem e santo nessa historia.

  4. Sr. Cassiano // 15 de Abril de 2008 18:46  

    PO.. aquela cena do Freeza foi memorável

  5. NASDARK // 15 de Abril de 2008 18:55  

    E mais um dado adicional: No méxico a cena do Cássio perdendo a orelha (clássica), foi cortada na nova exibição da série. Já por aqui a Manchete não cortou essa cena em 1994, passou normalmente, inclusive aquela do mestre do Ikki, quando ele enfia a mão no peito dele. A Band quando passou o anime matou as duas cenas, pra vocês verem o período de transição da censura que tivemos.

  6. Ezequiel // 15 de Abril de 2008 21:09  

    Tio Silvio não tem visão, pega um anime, Ex School Rumble, q eu nunca assistir inteiro, coloca no horário nobre, se não ganhar da novela da Globo, ia dá um KCT nos mutantes toscos da record.
    Ia ser a salvação do SBT da falência.

  7. Mandy // 15 de Abril de 2008 21:21  

    Eu acho que não é nem acharem que anime é violento; eles devem achar que anime é pra criança, mas as crinças nipônicas são meio doidinhas e gostam de violência. Aí vão e cortam, estragando uma obra que, com certeza, é o orgulho de quem criou. Imagina, passar anos apegado a um projeto, conseguir fazer com que seu anime seja notado, e, em outro país, ele ser cortado?
    É só mudar de canal e ver uma "educação sexual" na novela das oito. Vai dizer que a influência é só dos animes?
    O Brasil é um país que só respeita a cultura americana.

  8. Albino // 15 de Abril de 2008 22:20  

    Não diria nem cultura americana.
    O ponto é esse mesmo, fala-se tanto sobre moral e bons costumes, mas aí você paga um jornal de 50 centavos e vê melância pra todos os lados. Bota na novela e vê uma stripper falando sobre moral. Vê uma prostituta levando créditos de heroina por ter sido expulsa dos EUA.

    E aí, são os desenhos que corrompem as crianças?

    Claro, da parte dos fãns, muitos não ajudam mesmo. Muitas vezes tem razão, mas muitas vezes, nada mais são do que frescos.

  9. Anônimo // 15 de Abril de 2008 22:29  

    Curioso q, desde q o Lula assumiu o poder, o Ministério da Justiça vem agindo, a meu ver, de forma muito arbitrária ultimamente. Censuram livros, jogos, e, pra variar, animes. É notório um governo de um presidente de um partido de esquerda ser tão conservador...

  10. ~yuurei-chan // 15 de Abril de 2008 23:44  

    Deveríamos parar de agir como se o governo fosse uma entidade separada de todos nós. Ele é eleito por nós, portanto trabalha para nós, então somos nós que devemos agir para pôr um fim nisso. Ponto.
    Nada vai acontecer se continuarmos apenas votando e esperando. É ridículo.
    Atitudes como essas só acontecem no Brasil, onde as pessoas não conhecem o poder nem os direitos que têm.

  11. Anônimo // 15 de Abril de 2008 23:45  

    esses caras são um bando de babacas não vejo ninguem censurando merda de novela no jornal o que mais fala é morte a cada 10 noticias 9 são sobre mortes e com simulação e tudo tiroteio e sexo na novela não é de hoje, mas ninguem fala P.O.R.R.A nenhuma

  12. Flamer // 15 de Abril de 2008 23:58  

    esqueceu ainternet:

    Notícia que saiu no G1.

    Uma ordem judicial expedida no final de março pode resultar no bloqueio do acesso no Brasil a todos os blogs hospedados no portal wordpress.com. A ordem tem como objetivo proibir o acesso a um blog. Mas, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), para que a decisão judicial seja cumprida, os provedores de terão de barrar o acesso a todos os sites oferecidos pelo serviço.

  13. Anônimo // 16 de Abril de 2008 00:25  

    Pena q greve geral só tem na europa, pois se o povo fizesse greve pelo o tanto de impostos q a gente paga e não receber nada em troca como a segurança por exemplo, vcs iam ver se eles iam se preocupar com censura.

  14. Anônimo // 16 de Abril de 2008 01:12  

    Bom se tivese um greve geral msm, acho q eles iã se ligar no nosso poder. pra mim o governo e uma sociedade separada do povo, fazem oq bem entende e nos bancamos isso.
    pra mim anime nao e para crianças
    mas pra eles animes sao desenho e desenhos sao pra criança e com essa ideia fazem cortes (pela amor de deus)para passar em horario nobre um coisa ridicula. !

  15. ramona (albina) // 16 de Abril de 2008 03:20  

    VEJAM SO QUE ABUSO ISSO:

    A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima quarta-feira (16) para debater a veiculação, por canais de televisão por assinatura, de programas com cenas de sexo, violência e consumo de drogas em horário impróprio. Foram convidados para a audiência representantes dos canais que, segundo o deputado Barbosa Neto (PDT-PR), mas exibiram filmes impróprios: Net, Telecine, Canal Brasil e Cinemax.

    Barbosa Neto, que propôs o debate, disse que se baseou em reportagens publicadas pela imprensa. Ele afirma que, em fevereiro deste ano, pelo menos 45 filmes impróprios para menores de 16 anos foram exibidos pela Net entre 6 e 22 horas. "Na TV aberta, esse tipo de cena só pode ser exibida após as 22 horas. Entretanto, a TV por assinatura não segue essa restrição, apenas informa a classificação etária antes de exibir os referidos programas", critica o deputado.

    Foram convidados para a audiência o diretor do Telecine, João Mesquita; a diretora do Cinemax, Luciana Ferri; o diretor do Canal Brasil, Paulo Mendonça; o presidente da Turner representante do canal Cartoon Networks, Anthony Doyle; o presidente da Empresa SKY/DirecTV, Luiz Eduardo Baptista Filho; e o presidente da Empresa Net TV, José Antônio Félix. As emissoras de TV por assinatura têm realizado campanha contra uma proposta que tramita no Congresso tentando disciplinar o conteúdo de seus canais. Além das restrições de conteúdo, o projeto prevê uma porcentagem obrigatória de programação local.

    Perai CN? o que o cn passa de tao pessado? eu estou cada vez mais puto com esses diputados que sao uns verdadeiros putos sem duvida. pq nao vao combater fome miseria e coisas piores ao inves de se preocupar com a tv? tomara que as emissoras fechadas vençam essa briga que a aberta ja perdeu. pelo que eu saiba o cinemax passa umas coisas pornos cedo mas nem rola penetraçao e ve quem quer nao e mesmo? a fala da um tempo ate canal brasil e multshow com sua podre sessao erotica foram advertidos. queria saber quem da impresa esta por tras disso segundo falam no texto.

  16. Fernando // 16 de Abril de 2008 03:31  

    eu penso a mesma coisa anonimo como pode um partido como o PT deixar as coisas nesse estagio se bem que pra mim o Lula nem ta ai com isso. a culpa e de muito deputado evangelico isso acabou gerando a censura que a gente ve por ai.

  17. Anônimo // 16 de Abril de 2008 04:31  

    e isso awe evangelicos fudidos pq os deputados nao sao má so ou ant cristo ai seria massa eles nem ligariao para isso xD

  18. Danilo Guedebran // 16 de Abril de 2008 11:15  

    Primeiro, não acredito que o Brasil aceite apenas a cultura estados unidence, já que recentemente, um programa de grande sucesso em nos EUA, e em outros paises do mundo, foi tirado das tardes de sábado do SBT. O programa é questão é a WWE, uma federação de luta livre. O MJ alegou o excesso de violência para o horário.

    Outra coisa, como animes, não deixam de ser desenhos animados, porem com um roteiro diferente, eles, os animes, são encarados como coisa de criança, por que se acredita que desenho é coisa de criança.

    É que ninguém explicou que pro povo, que desenhos assim como filmes e series, podem ser produzido para deferentes faixas etárias, o que vai determinar isso é o conteúdo e o roteiro, e não o suporte artístico que é usado, já que a única diferença entre desenhos e filmes é q nos filmes os atores emprestam seus corpos, suas imagens e vozes aos personagens. Já nos desenhos os atores emprestam a voz e a interpretação.

    Um exemplo clássico de desenho para um publico mais adulto, e não é anime, é o famoso Solth Park, ninguém tem como adapatar aquilo pra criança, só ser for um gênio.

    Algum canal deveria criar coragem e passar anime no horário nobre, isso no caso da tv aberta. O mais próximo que estivemos disso, foi na época em que o SBT passou a nova serie de Liga da Justiça durante uma semana entre 20 e 22 da noite, não me lembro exatamente do horário. Mas o que a Liga da Justiça tem de semelhante a animes? Na verdade, a nova serie dos heróis da DC, tem um teor bem mais forte que a antiga e desbotada serie dos Super Amigos.

    Eu particularmente não ligo da classificação indicativa, e que eu não gosto é de censura e e restrição de horários. A responsabilidade de educar é dos pais, mas se o governo der uma mãozinha, que é a classificação indicativa apenas a classificação indicativa, por que o resto é excesso.

    No caso da tv por assinatura, acho que o que os canais já estão fazendo é mais do que o suficiente.

    Outro problema é que não tem em quem votar, por que enquanto não adianta substituir só alguns políticos se os mais governantes ficarem, os novos que entrarem, por mais que sejam bons, ou seguem a corrente, e tem leis aprovadas, ou vai contre e não tem leis aprovadas, alem de acabar perdendo a vida.

    O governo fez um referendo pelo desarmamento, por que então, não juntar varies questões e fazer um referendo único e ver o que a população quer?

    Algumas vezes alguns movimentos feitos por poucas pessoas são tão insistentes que acabam crescendo um pouco, e faz o governo entender que esses movimentos são a voz do povo, quando na verdade não é bem assim a realidade.

  19. Markin-otaku/Shikamaru // 16 de Abril de 2008 14:47  

    Excelente post... sem dúvida foi um dos melhores... e isso tudo é a pura verdade...(e muitos fãs de animes ainda botam esperança neste ano, como por exemplo: eu¬¬),
    Trocaram Sigma 6 p/ exibir Simpsons... com censura né?

  20. Major Requeijudo // 16 de Abril de 2008 17:05  

    tem como a gnte mudar issoo pessoal? temos que exercer nossos direitos afinal ja votamos obrigados mas se puder eles que dedicem tudo? vao se preocupar com segurança e saude ou em mudar leis.

    queria a pena de morte no brasil!

  21. Anônimo // 16 de Abril de 2008 18:10  

    Os Simpons está censura América do Sul.

    A família amarela mais conhecida do planeta, Os Simpsons, foi vetado no horário matinal do canal venezuelano Televen. O motivo é o mais óbvio e simples de todos: o programa era exibido em horário cuja a programação é para as crianças e Os Simpsons não é um programa educativo.

    Para tentar explicar melhor o assunto, a porta-voz do canal, Elba Guillen, explicou, rapidamento, o porquê da retirada da família amarela do horário matinal. "O desenho tinha que sair do ar. Muitos o consideravam inadequado para o horário. Esperamos ter bons índices de audiência, uma vez que Os Simpsons funcionava legal no canal, e com ele é que a Televen conseguiu o maior público do horário matinal de sua história".

    O desenho criado por Matt Groening realmente não tem a cultura de educar as crianças, mas isso cabe às famílias fazer. No mais, o canal não anunciou se exibirá o desenho em um horário mais apropriado.


    O deputado argentino Lorenzo Pepe pediu que seja proibida a veiculação pela TV de um episódio do desenho Os Simpsons, em que um dos personagens chama Juan Domingo Perón de ditador. O programa não só alude a Perón (três vezes presidente da Argentina entre 1946 e 1974) como cabeça de uma ditadura militar, como afirma que durante seu governo várias pessoas desapareceram. Não é a primeira vez que Os Simpsons provocam indignação na América do Sul. Em 2002 um episódio do seriado que parodiava o Brasil, mostrando um retrato negativo e estereotipado do País, foi duramente criticado pelas autoridades e pela opinião pública.

    Fonte: AFP

  22. Anônimo // 16 de Abril de 2008 18:21  

    Redação Portal IMPRENSA

    Depois de seis meses coletando denúncias, a campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" divulga pela 14ª vez o Ranking da Baixaria na TV. O resultado: "Big Brother Brasil", da TV Globo, lidera o quadro dos cinco programas mais denunciados.

    Os programas campeões de denúncias foram o Big Brother Brasil 8, da (Rede Globo de TV), a novela "Duas Caras" (Rede Globo), o "Programa do Jô" (Rede Globo), o "Pânico na TV" (Rede TV) e o "Super Pop" (Rede TV). As reclamações foram motivadas pela exibição de diversas cenas de discriminação, apelo sexual, violência, vocabulário inadequado para o horário, exposição de pessoas ao ridículo e vulgarização das relações humanas.

    A campanha tem como um de seus principais instrumentos de atuação a divulgação do ranking dos programas que receberam maior número de reclamações, visando ecoar a voz da opinião pública para provocar mudanças na grade de programação das emissoras.

    Para o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, defender a liberdade de expressão supõe atuar para que essa liberdade não seja usada para violar os direitos humanos.

    "A Comissão recebe e divulga as denúncias dos cidadãos indignados com os produtores que não medem conseqüências para aumentar audiência. Nosso papel é dar vazão a essas denúncias, até porque faltam canais para a sociedade exercer seu direito de manifestação sobre a programação".

    A sistematização completa dos programas mais denunciados está disponível no site www.eticanatv.org.br.

    Com informações do site Ética na TV.

  23. Don Dorunero // 16 de Abril de 2008 18:27  

    torço horrores pra q nenhum de canal de tv aberta passe anime de novo se for passar tem que ser de madrugada pra ser sem corte. eu ate quero ver anime na televisao ser mais difundido mas sinceramente nao da pra um canal pagar caro por um anime e ve lo picotado nas maos desses porras la do congresso que so sabem gastar o dinheiro do povo com esse tipo de atitude inutil eu fico revoltado com uma coisa dessas.

    tem evangelicos metidos no meio mesmo dai fazem toda essa pressao com anime e programa e epior que na casa deles os filhos devem ver filme porno e o cacete a quatro e eles nem ligam.

  24. Anônimo // 16 de Abril de 2008 18:51  

    Nem no Japão os desenhos passam sem cortes de madrugada. Que o digam Helsing e Berserk q eram exibidos de madrugada(e com cortes).

    [quote]Algumas vezes alguns movimentos feitos por poucas pessoas são tão insistentes que acabam crescendo um pouco, e faz o governo entender que esses movimentos são a voz do povo, quando na verdade não é bem assim a realidade.[/quote]

    Falou tudo. Mas isso só constata como o povo é bunda mole e gosta de se deixar levar por uma minoria barulhenta.

  25. Anônimo // 16 de Abril de 2008 20:38  

    poise..
    esse eh o brasil q eu odeio morar.. infelizmente.. com tanta corrupçao.. ainda sonham.. com moralidade aqui.. U.U

    qualquer gurizim hj de 6,8 anos.. ja sab o q é sexo.. sangue, morte.. qualquer coisa.. até mais do q agnte ainda se duvidar..

    eh foda.. msmo.. aqui no brasil o futuro dos animes esta muito obscuro msmo.. ainda bem q existe a internet mew deus..

    ò.ó

  26. Albino // 16 de Abril de 2008 22:07  

    Gostaria de destacar que sou TOTALMENTE a favor de animes na TV aberta, com corte ou não.

    Se há uma maneira de mudar a situação dos animes no Brasil é difundi-los, e a melhor maneira de difundi-los, é na TV aberta.
    Como acham que conseguimos ter DVDs de Naruto sem cortes? De FMA sem cortes? Graças a exibição, mesmo cortada, da Tv aberta. E esse "movimento" de lançar versões sem cortes para DVD pode até ter impulsionado a vinda de One Piece Na íntegra.

    Graças ao quê? A exibição na TV aberta.

  27. Junin Macumba // 17 de Abril de 2008 01:13  

    Gostaria de destacar que sou TOTALMENTE a favor de animes na TV aberta, com corte ou não.

    sua frase perde o sentido pq cortando as emissoras perdem com isso pq hoje em dia os fas de anime estao extremamente exigentes graças a isso tivemos o fim do tv kids pq segundo a propria rede tv audiencia nao correspondeu e pq? otakus nao aceitaram os milhares de cortes feitos atoa nos animes.

    uma soluçao viavel seria a exibiçao de madrugada de muitas series e nesse aspecto muitas escapariam da ideia de corte pq ao inves de investir num produto que poderia render ibope as emissoras apostam em lixos que nao rendem o esperado o problema do anime nessa historia e que faltaria patrocinio mas um canal devia se arriscar. tipo o sbt seria salvo do fracasso se jogasse um bleach e death note as dez da noite.. ou ate onze ia ou nao ia dar ibope? mas nao eles preferem pegar o coitado do naruto e retalhar ate dizer chega ou a globo contra os animes pra monopolizar e deixar na gaveta. lembra do power stone? um personagem gay foi parcialmente editado quando se excedia pq o MJ achou que a criança viraria gay e olha que naquela epoca acho que foi 2000 ou 2001 a coisa ainda nao tava tao feia.

    mais o que me deixa puto é tentar entender como pica pau dá ibope e a record cheia de grana nao investe no anime pq deu sorte com desenhos classicos.. isso pra mim e um pouco revoltante. mas eu espero que a situaçao do anime mude tudo bem que role uma ediçao minima mas perai, se ainda voltassem a deixar o anime com liberdade como em 1994 eu ficaria feliz.

  28. Agnaldo // 17 de Abril de 2008 01:13  

    Bem, se os nossos governantes já impõem a censura na tv aberta e na tv fechada, o que os impediria de vetar o lançamento de animes sem censura em DVDs?

    Esse é o grande problema da censura. Ela pode crescer como uma bola de neve, que aumenta cada vez mais, movida pelo preconceito, pela intolerância e pela impunidade.

    Como diria Renato Russo: Que país é este?

  29. Anônimo // 17 de Abril de 2008 19:12  

    "Gostaria de destacar que sou TOTALMENTE a favor de animes na TV aberta, com corte ou não.

    Se há uma maneira de mudar a situação dos animes no Brasil é difundi-los, e a melhor maneira de difundi-los, é na TV aberta.
    Como acham que conseguimos ter DVDs de Naruto sem cortes? De FMA sem cortes? Graças a exibição, mesmo cortada, da Tv aberta. E esse "movimento" de lançar versões sem cortes para DVD pode até ter impulsionado a vinda de One Piece Na íntegra.

    Graças ao quê? A exibição na TV aberta."

    Concordo em gênero, número e grau.

    "Bem, se os nossos governantes já impõem a censura na tv aberta e na tv fechada, o que os impediria de vetar o lançamento de animes sem censura em DVDs?"

    Muita coisa. A TV aberta é uma concessão pública. O DVD, não. Ou seja, de certa forma, essas emissoras estão subordinadas ao estado(q fornece o sinal, ou algo assim, pra emissora funcionar).

  30. Kadu // 17 de Abril de 2008 19:24  

    Achei isso uma grande palhaçada e depois fica explicado porque o CN nao passa anime tudo culpa desses merdas do congresso:

    Comissão é unânime em crítica a baixarias na TV a cabo

    Parlamentares da Comissão de Defesa do Consumidor, que são integrantes de diversos partidos, foram unânimes nesta quarta-feira ao criticar duramente as empresas de televisão por assinatura e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em audiência pública sobre a veiculação de programas com cenas de violência, sexo e consumo de drogas em horário impróprio. Os deputados Celso Russomanno (PP-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG) chegaram a advertir o diretor-executivo jurídico da Net TV, André Muller Borges, de que ele tinha sorte por estar depondo a uma comissão temática, e não a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). "Se aqui fosse uma CPI, o senhor estaria encalacrado", disse Delgado, sinalizando que Borges poderia ter sido preso por mentir.

    Presidida pelo deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), a audiência foi solicitada pelo deputado Barbosa Neto (PDT-PR), com base em informação de que em fevereiro a Net TV veiculou, em horário impróprio, pelo menos 45 filmes com cenas fortes de violência, drogas e sexo.

    Pacote rompido

    Russomanno acusou Borges de ser mentiroso por ter dito que a Net envia aos seus assinantes os contratos relativos ao serviço. "Ninguém recebe esses contratos", disse o deputado. Ele levou para a reunião uma assinante que está sendo cobrada na Justiça, pela Net, por ter rompido com a empresa quando esta extinguiu o pacote originalmente vendido e quis forçar a compra de outro mais caro.

    O deputado lembrou que ninguém pode ser obrigado a nada a não ser por contrato assinado ou pela lei. Como não há contrato assinado, a cliente, segundo ele, não tem obrigações pendentes com a Net. Russomanno exigiu que a empresa resolva o problema. Borges insistiu que havia um contrato a ser cumprido. Russomanno argumentou que a infidelidade foi da Net, por ter decidido unilateralmente mudar o pacote. Após o bate-boca esfriar, Borges prometeu estudar o caso, e pediu tempo para isso.

    Piscina para adultos

    Barbosa Neto exibiu trechos de desenhos animados, veiculados pelo canal Cartoon Network, com cenas de extrema violência, como esfaqueamento e suicídio: "Fiquei chocado, porque crianças assistem a esses desenhos", protestou.

    Borges argumentou que o usuário, com uma senha, pode acionar o decodificador para vedar a exibição desse conteúdo. Ele disse que esses desenhos são para adultos, não para crianças, e fazem parte de uma programação denominada Adult Swim (nado adulto) - "quando as crianças precisam deixar a piscina [o canal] só para os adultos". Russomanno, porém, lembrou que a própria Net, em sua revista, informa que apenas um canal pode ser bloqueado, não um programa ou um horário.

    O procurador do Cartoon Network, Antonio Celso Fonseca Pugliese, disse que a programação da Adult Swim já foi retirada do ar e nunca foi veiculada antes das 23 horas. Segundo ele, "o Cartoon é um canal de animação, e não infantil". Ele acrescentou que 56% do público do canal são compostos por adultos, e que a veiculação de programas impróprios é sempre avisada com antecedência. O Ministério Público, disse ainda, avaliou essa programação e concluiu tratar-se de "paródias de desenhos infantis, com humor sarcástico e sem conteúdo erótico, pois a sexualidade aparece apenas em função do humor". Pugliese fez um alerta aos pais: "Na internet pode ser baixada, em qualquer horário, uma programação muito mais pesada."

    Zombaria

    Barbosa Neto estranhou essas declarações, e lembrou que a revista da Net classifica o Cartoon como canal infantil. Russomanno acrescentou que o Cartoon fica no meio de outros canais infantis na numeração da Net e, dentre eles, tem a maior audiência. Júlio Delgado classificou a explicação de Pugliese como "uma zombaria, uma falta de respeito aos deputados". Ele argumentou ainda que o canal Cartoon vende brinquedos o dia inteiro. "Meu filho vive pedindo para comprar as porcarias que vocês vendem", protestou.

    O deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ) propôs que se inverta a responsabilidade pelo bloqueio dos canais, para que ela não pese sobre os pais. "Os canais com programação imprópria já deveriam vir bloqueados, e o assinante poderia usar uma senha para desbloqueá-los quando desejasse", sugeriu. Ele lembrou que há tecnologia para isso, pois as emissoras sabem muito bem como bloquear os canais pelos quais o assinante opta por não pagar.

    QUE ODIO DESSAS DEPUTADOS QUANDO ISSO VAI PARAR?

  31. Danilo Guedebran // 18 de Abril de 2008 16:22  

    Como eu disse no meu ultimo comentário, o problema maior são os pequenos movimentos barulhentos.

    Então é só surgir um movimento de quem é contra a censura pra contra por as idéias dos barulhentos.

    Mas os argumentos não vão poder ser embasados apenas em animes, teria que defender muita coisa.

    Uma boa argumentação seria que o governo não pode proibir já que a constituição prevê liberdade de acesso a cultura lazer e informação. Então tirar certos programas do ar seria vetar o acesso ao lazer, então é inconstitucional, alias a constituição veta a censura.

    Então a melhor solução é mostrar que a responsabilidade é dos pais que devem supervisionar seus filhos, e outra coisa, não gosta do que ta passando? Troca de canal! Não achou nada bom? Assiste um DVD! Não quer ver DVD? Segue a dica da MTV, desliga a TV e vai ler um livro! Não gosta de ler? Ouve rádio! Não gosta de rádio? Vai dormir ou dar uma volta! Opções tem varias, é que o pessoal quer jogar as responsabilidades que seriam deles nas mãos do governo, ai quando esse pessoal chega ao governo se acha o poderoso, e entende que é responsabilidade dele fazer o que os pais não querem fazer.

    Isso tudo acontece por causa de interesse dos pais educarem seus filhos, se os pais supervisionassem bem as crianças, não teríamos esses problemas, por que elas teriam o auxilio de adultos para entender os programas, que assistem e saber o que é certo e errado.

  32. Anônimo // 18 de Abril de 2008 19:37  

    Esse comentário do amigão aí de cima me lembra uma entrevista q o Stephen King deu certa vez dizendo q os governos estão exercendo a função de "pais substitutos". Ditando o q pode ou não entrar em nossas casas. Faz sentido.

  33. ABC85 // 18 de Abril de 2008 20:37  

    Esse é o motivo da censura, o Brasil é um país medíocre, acorda Brasil!!!!!!!! Eu não agüento mais essa censura bôba!!!!!!!!!!!!!!! LULA, VAI TOMAR NO CÚ!!!!!!!!!! BUSH, VAI TOMAR NO CÚ!!!!!!!!!!!!

  34. Danielle // 19 de Abril de 2008 00:35  

    quem começou com isso foi um grupo de pessoas falando que na tv so tinha baixaria dai criaram ONGS e todo mundo achou lindo e dai ficou como ficou. o pior de tudo é um deputado falando que no CN passa um anime que deve ser naruto claro onde um esfaqueia o outro e fica chocado como pode? eu ia debochar mesmo como fez o procurador do canal nessa sessão. agora que pegam no pé da tv aberta pegam na tv paga dai depois se ficamos sem animes é culpa deles pq o canal vai ficar com um puta medo de investir.

    tem coisa errada na tv paga sim mas errada é o pacote alto, um sinal ruim e certas coisas que eles deviam olhar e nao a programaçao. daqui a pouco um filme bom so vai poder passar depois das dez?

    e na epoca da band passar dbz as coisas ali nem eram ruins pros animes mas imagina se fosse passar hoje? ou quando a propria globo censurou quando passou a saga boo?

  35. Ray Minamoto // 19 de Abril de 2008 01:33  

    É ótimo saber que a nossa "juventude otaku/otome" está bem politizada.

    Quando a gente tiver a idade de nossos pais, por volta de 40 ou 50 anos, nós saberemos votar bem melhor do que nossos pais.

    Com votos melhores, não teremos essas criaturas aprontando como estão fazendo.

    Pena que ainda seja uma minoria de fãs de anime e mangá que pensam assim, mas já é bom saber que nós estamos começando a pensar assim.

    E outra coisa, as tvs abertas tem culpa sim nisso. Elas tem de aprender (e a Globo já aprendeu) que se é desenho e tem q passar de manhã, tem que ser só os do tipo de Pokémon, Beyblade, Zatch Bell. SE ela compra um InuYasha da vida, ela que passe depois do programa do Jô e sem cortes, mas agora ficar comprando pra passar "junto com os desenhos", é preferível que continue comprando os animes mais leves e deixem os mais pesados pra outros canais mais maduros exibirem, como a Band/RTV!/PlayTV......

  36. Danilo Guedebran // 19 de Abril de 2008 10:07  

    Acabei de lembrar de um episódios de “Os Simpsons” onde Homer diz algo do tipo, é so estacionar as crianças na frente da TV e deixar que ela faça o trabalho. Acho que essa frase é o que muitos pais fazem.

    Não sou a favor de os pais proibirem os filhos de assistirem alguma coisa, porem tem certas coisas que dependendo da idade, uma criança não vai entender, e ai então seria explicar e supervisonar.

    Pessoal, é muito fácil culpar uma única pessoa pelo problema, mas vamos lembrar de uma coisa, o presidente não tem praticamente poder nenhum, já que qualquer coisa que ele tente aprovar tem que passar por um longo processo de aprovação, re-aprovação, e re-re-aprovação. Isso se for aprovada logo de começo e não tiver que voltar para traz.

    Acredito, que do mesmo jeito que existem ONGs, que querem controlar a TV, deveriam surgir ONGs, a favor da liberdade. Sei que existem movimentos de algumas pessoas de comunicação, que são totalmente contra censura, inclusive muitos jornalistas, que tem medo que essa censura volte aos tempos do regime militar.

    Vou ver se descubro sites ou comunidades do orkut que sejam a favor da liberdade e vejo se dou um jeito de divulgar.

  37. MaraiTrunks // 19 de Abril de 2008 10:19  

    Isso é verdade cada dia a coisa fica pior e o MJ acha que tem direito de fazê-lo de tal forma, naruto no sbt é o maior dos exemplos nao sou muito fão do anime porem quando vi o monte de cortes cheguei a contar os minutos cortados de um episódio do sbt e comparei com um legendado e foram quase 5 minutos de cortes imaginem por isso que o mundo dos animes no brasil não vai para frente :(

  38. Anônimo // 19 de Abril de 2008 13:50  

    eu se fosse o sbt nem compraria o anime de novo se for pra passar desse jeito entao que nao passe.

  39. Albino // 19 de Abril de 2008 20:34  

    Hum, mas o SBT não vai perder a chance de passar Naruto assim mesmo.

    Só lembrando que no caso Naruto o SBT é totalmente inocente. O canal exibia a mesma versão do Cartoon, com poucos cortes, até que o Ministério da Justiça implicou com a série e disse que o programa só poderia passar após das 8 horas da noite. O resultado é o Naruto que vocês vêem no SBT hoje. Essa é a verdadeira a pura censura.

  40. Ize Chi // 19 de Abril de 2008 23:10  

    Cara, é isso q dá raiva... nós, q já somos da geração passada, nem podemos reclamar... pq o MJ diz q esses programas são pra outra faixa etária e, por isso, não devemos nos meter... Quem deveria reclamar isso na justiça são os pais, dizendo q se responsabilizam pelos seus filhos.. Mas os pais nunca fazem isso... u_u"

    E aí os filhos acabam aprendendo outras coisas na rua, com outros amiguinhos e tals... -.-'

    Na boa, na faixa de 13 a 15, mtas garotas já estão grávidas ou já tiveram filho... Essa é a triste realidade dos dias atuais. Daí a dizer q desenhos, só pq mostram uma luta ou um pouquinho de sangue, é impróprio pra crianças e precisa de cortes... poupe-me ¬¬"

    Eu tava vendo Dexter e Meninas super Poderosas outro dia... Tipo, o desenho tb mostra violência e mostra cenas nojentas dos monstros lá, destruídos... E nem por isso cortaram essas cenas ¬¬"

  41. Babette // 20 de Abril de 2008 03:50  

    o cn fala que o publico adulto dele e feito por metade criança metade adulto mas pq nao colocam anime ou desenhos pra esse publico? sem o adult swimg tudo bem mas perai pq tirar os animes do canal? o que me deixa puto como muitos falaram e esses deputados defendem: querem preservar esses fedelhos de 11 12 13 anos a maioria ja toca uma no banheiro ou fala palavrao na rua, e ja pensam em pegar as meninas e elas tb nao tem muito respeito ja ficam com fogo de beijo na boca ou de segurar no bilau a fala serio cara essa geraçao que diz : caralho bem alto no meio da rua e ja pensa em sexo e em ficar merece essa atençao? e esses de 13 15 anos ja engravidam meninas cedo tb.

    e os pais sao uns putos pq dao corda ah me ufilho e homem pode ver pornografia e mulher pelada e as menina e : minha filha tem namoradinho.. porra vao pro cacete seus politicos viados vao pensar em se preocupar com coisa melhor tomara que se ferrem num proximo mandato mas o povo é burro e vai votar de novo nessa gente.

  42. Anônimo // 23 de Janeiro de 2009 20:01  

    nossa eu lembro do tempo em ki passava tokusatsu e animês na tv manchete akele tempo toda criança éra feliz, agora vc ve crianças de 9 anos ou até menos flando palavrão isso não da pra aguenta ,esses politicos são bem eperto em vez de passar coisas interessantes na tv como animê sem cemssura pra entreter as crinça e não deixar éla desocupada invez disso a criança não assiste + desenhos só querem assistir malhação , novelas e big brother eu sinceramente eu tenho pena dessas crinças que não vão ter uma infancia feliz como quem naceu antes de 2000 na época da manchete teve.....

    brasil vamos mudar!!!!!!

  43. Matthaeus // 5 de Maio de 2009 07:14  

    A censura está presente em todo lugar, até em filmes e seriados que são exibidos na TV aberta. As reclamações não são frescuraras de fãs de animes.

    Com isso, ainda continuarão existindo os "odiadores de animes", sendo que os animes realmente bons nunca passarão na TV aberta e esses "odiadores" nunca mudarão de ideia.
    Esses odiadores é que dizem que quem assiste anime é retardado, gay e sem vida social. É uma enorme generalização.