ANMTV Enquete: Qual canal se superou com os animes no Brasil?

23 de novembro de 2009 | comentários: 26
Os animes fizeram sua primeira aparição no Brasil em 1966 — época em que só existia a TV aberta —, mas foi só na década de 1990 que as animações japonesas invadiram as programações do nosso país. Começou com a Rede Manchete, que exibiu muitos títulos conhecidos como Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakushô. O SBT também entrou no embalo exibindo Dragon Ball e Guerreiras Mágicas, assim como a Globo com sua vasta coleção de títulos entre os quais destacamos Digimon e Yu Gi Oh!. A Band com Dragon Ball Z, El Hazard e Buck. A Rede Record com Zorro e Robin Hood, e por último a Rede TV! que começou com Full Metal Alchemist e Hunter X Hunter. Apesar de todas as emissoras exibirem algum anime, a vida dos mesmos não é mais fácil na TV aberta hoje em dia.

Já na TV paga a situação foi bem diferente. Os animes começaram a ganhar espaço pelo finado Fox Kids, que trouxe muitos títulos diferentes e com o tempo, criou o hábito de exibir blocos com animes, fez um enorme sucesso (Shaman King, Sonic X, Digimon e Kirby), mas isso até o canal ser vendido e mudar totalmente seu contexto e com o tempo, já sob a bandeira do Jetix, foi limando os poucos animes que ainda exibia. A Locomotion é o canal que mais desperta saudades, e apesar de sua distribuição ser limitada, conquistou inúmeros fãs com sua programação inteligente (dizem que seus donos eram simpáticos a animação japonesa). Afinal de contas, foi graças a ele que o público desta parte do mundo conheceu Evangelion, Saber J, e Ovas e filmes de animes que ninguém imaginava ver em canal de TV.

O Cartoon Network pegou carona e seguindo o exemplo da matriz, começou timidamente com a exibição de Dragon Ball Z, testando a reação do público, e como foi positiva, o canal começou a investir em novos animes e criou o bloco Toonami. Paralelo a isso, nasceu o Animax, que surgiu numa época onde o "boom" começava a enfraquecer, mas o novo canal era o sonho de qualquer otaku ou parecia ser. Nos dias de hoje a TV paga entrou em decadência e junto com ela, os animes tornaram-se escassos, a não ser por títulos mais infantis, que parecem ser os únicos a ter destaque na programação dos canais atualmente. O que vamos discutir aqui não é a situação atual dos animes mas sim descobrir:

Qual canal se superou com os animes no Brasil?

Cartoon Network

Locomotion

Fox Kids

Animax

Rede Manchete

Globo

SBT

Band

Outro

Comente e vote.


Resultados da enquete anterior: O que você fará com o Animax a partir de agora?

Continuarei assistindo - 689 votos (51%)

Não vou mais assistir - 268 votos (20%)

Animax ainda existe? - 249 votos (18%)

Vou cancelar - 124 votos (9%)

Total: 1330 votos